sábado, 24 de abril de 2010

O primeiro pastor brasileiro (Os Presbiterianos e o Brasil 03)

Nem todos sabem, mas o primeiro pastor brasileiro era um padre católico, o seminário presbiteriano de campinas carrega o nome desse grande homem de Deus o qual abriu caminho para a evangelização no Brasil, José Manoel da Conceição.
No final do ano de 1865, foi organizado o primeiro presbitério brasileiro, presidido por Simonton. Presente na reunião de, José M. Conceição, tornou conhecida sua vontade de ordenar-se ministro do Evangelho de Jesus Cristo. Conceição respondeu de forma satisfatória sobre suas reais motivações em se tornar ministro do Evangelho, adotando a confissão de fé Presbiteriana, professando-se levado unicamente pelo sentimento de dever e pelo desejo de contribuir para a salvação das almas e a glória de Jesus Cristo.
Conceição deveria fazer o sermão de prova no dia seguinte e deveria expor o texto de Lucas 4:18-19, a ordenação seria no mesmo dia às 17hs.
Em resposta a um critica de um periódico católico, seguem alguns trechos da resposta de Conceição.
“ Seria, porventura, possível combater os erros e abusos do romanismo permanecendo membro do mesmo? A história, tanto sagrada quanto profana, nos responde: é impossível!”
A quem o aconselhasse, então, a retirar-se para o silêncio, responde:
“O ultimo mandamento dirigido por nosso Senhor à sua Igreja, antes de subir para o céu, impõe uma obrigação a todo seu discípulo. A promessa que acompanha o mandamento compete a todo servo de Jesus. Ei-lo: “Ide, pois, e ensinai todas as gentes, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espirito Santo, ensinando-os a observar todas as coisas que vos tenho mandado: e estai certos de que estou convosco todos os dias, até à consumação do século ”

E conclui da seguinte forma:

"Quando me tem sido possível, tenho procurado cumprir com este mandamento. Jesus tem sido fiel à Sua Palavra. Tem-se realizado a promessa de sua presença comigo."

Fonte: História da Igreja Presbiteriana do Brasil, volume 1, Júlio Andrade Ferreira

0 comentários:

Minha lista de blogs

Arquivos do blog

Blog não reformados

Outros Bons Blogs